sábado, 30 de outubro de 2010

Nem sempre a resposta está pronta. Há uma beleza na dúvida que vale a pena ser apreciada. Forjar a resposta antes do tempo é o mesmo que colher frutos verdes...

Não sabemos dizer que não sabemos, mas insistimos em falar de coisas em que ainda nem acreditamos, só para não enfrentar o desconserto do silêncio.

Quando você não consegue dormir...
De: Melissa Sperl Tradução: Marcelly Ferrari


Você perdeu preciosas horas do seu sono e agora está dormindo em pé. Era de se esperar. Mas já parou para pensar como isso pode afetar o seu emagrecimento?
Você vai trabalhar, cansado e confuso, esbarrando nos colegas e pedindo desculpas, explicando que não dormiu bem na noite que passou. Nos dias de hoje, em meio ao excesso de responsabilidades e à falta de tempo para dedicar a si mesmo, o sono é o primeiro a ser posto de lado. E seu corpo paga o preço.
Uma noite totalmente em claro ou mesmo mal dormida pode deixá-lo exausto e sem rumo o dia inteiro. Nesse estado de desorientação, você pode ficar com a sensação de que tentar emagrecer (que já é um desafio em situações “normais”) não vale a pena.
Quando o seu corpo pede socorroSe você sofre frequentemente de insônia, converse com o seu médico — pode ser sinal de uma série de problemas, incluindo depressão. Uma noite mal dormida ocasional, porém, também merece mais atenção da sua parte.
"A falta de sono é um estresse para o seu corpo”, explica a Dra. Karen Miller-Kovach, cientista-chefe da Weight Watchers International. "Quando você não dorme o suficiente, seu corpo reage a esse estresse pedindo comida." E o que é pior: "Você tende a não fazer boas escolhas, porque seu corpo desencadeia o que chamamos de desinibição comportamental."
Em outras palavras, você está cansado, então perde a motivação e a vontade que, em situações normais, o levariam a fazer escolhas inteligentes. "É a privação do sono, uma condição psicológica e comportamental que nos torna vulneráveis" continua Miller-Kovach.
E ainda não falamos das reações físicas! Quando você não dorme o suficiente, a reação do seu corpo é de “lutar ou correr”. Há uma liberação de açúcar para que o seu corpo possa fugir do mal que o está afligindo, e esse açúcar é convertido em gordura. Pesquisas também sugerem que mesmo a privação temporária do sono pode afetar a capacidade do seu corpo de decompor carboidratos.
Além disso, essa falta de descanso pode acabar com seus planos de fazer exercícios no horário do almoço — os minutos extras de exercícios que o ajudariam a emagrecer. Quando você está descansado, tem mais disposição. Falta de sono? Motivo suficiente para desdenhar a caminhada com os colegas de trabalho.Exercícios contra a exaustãoVocê já sabe que precisa de mais quantidade e qualidade de sono — todos nós sabemos! — mas o dia só tem 24 h, então você não tem escolha: precisa roubar algumas horas do seu sono. Quando o excesso de responsabilidades o impede de conseguir o que você merece: Coma bem. O segredo não é adaptar a sua alimentação à falta de sono, mas não deixar que o sono afete a sua decisão de comer bem.Evite a cafeína. "A cafeína é um estimulante. Quando seu efeito passar — o que vai acontecer muito rápido — só vai agravar o problema," diz Miller-Kovach. É melhor tomar um calmante, como um chá de ervas.
Fique atento. Lembre-se da primeira reação do seu corpo: "lutar ou correr". Seu corpo está cansado e sua primeira reação ao acordar é comer. Não nos entenda mal: Você deve tomar café da manhã sempre — vai ajudar a controlar a fome e continuar a seguir seu plano alimentar o dia inteiro. Mas seu cansaço pode fazer com que você ignore o plano, comendo sem motivo e sem pensar. Quando você perceber que não dormiu o suficiente, fique mais atento

Nenhum comentário: